A SEINFRA ( Secretaria de Infraestrutura e Projetos), em ação do Departamento Municipal de Trânsito - DEMUTRAN, em parceria com a Associação Chapadão Bike Team (CBT), realizou uma ação em alusão ao Maio Amarelo, com o objetivo de orientar os alunos da unidade escolar Cecília Meireles sobre a segurança viária.
Durante a atividade, foram abordados assuntos pertinentes à construção de um trânsito mais seguro. Dentre os temas discutidos, destacou-se a importância de como devemos sinalizar ao motorista e aos demais transeuntes a intenção de atravessar a via utilizando a faixa de pedestres. Para isso, orientou-se o uso do gesto conhecido como "Sinal da Vida", que consiste em levantar o braço, fazer contato visual com o motorista, aguardar sua parada e, somente após isso, realizar a travessia com segurança.
Os integrantes da Chapadão Bike Team iniciaram um diálogo com os alunos perguntando quem utilizava a bicicleta como meio de transporte para ir à escola ou se locomover no dia a dia. Em seguida, destacaram algumas normas fundamentais de circulação, como:
• Nunca pedalar sobre a calçada, que é de uso exclusivo dos pedestres;
• Nunca atravessar a faixa de pedestres montado na bicicleta — deve-se descer e empurrar a bicicleta durante a travessia;
• Sempre pedalar pelo lado direito da via, no mesmo sentido dos veículos, mantendo uma distância segura da calçada e dos carros estacionados;
• Respeitar a sinalização de trânsito, inclusive horizontal e vertical;
• Conhecer e utilizar corretamente ciclovias e ciclofaixas, quando disponíveis.
Além disso, foram reforçadas as orientações sobre o uso obrigatório dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como capacete, luzes de sinalização (dianteira e traseira), coletes ou roupas com elementos refletivos, luvas e, se possível, espelho retrovisor. Esses itens são essenciais para a visibilidade e segurança do ciclista no trânsito.
Durante o encontro, foi comentado sobre a Escola Pública Municipal de Bike em Chapadão do Sul, localizada no Ginásio do Sibipiruna, com inscrição aberta para todos. Trata-se de uma importante iniciativa voltada à formação e educação de ciclistas, aberta à comunidade e fundamental para a promoção de um trânsito mais seguro e consciente.
Os participantes enfatizaram que a construção de um trânsito mais seguro depende do compromisso e da consciência de todos, especialmente dos jovens, que são o futuro da nossa sociedade. A mudança começa em pequenas atitudes, e todos nós somos responsáveis por promover um ambiente mais humano e seguro nas vias.
A Coordenadora de Educação para o Trânsito, Prof.ª Ma. Fabiana Souza, agradeceu a parceria da direção da escola e de todos os integrantes da CBT que participaram da ação: Altair Trentin, Thiago Leviski, Ivanildo Soares, Aldo Souza, José Luiz Tamanini e Wiliam Celi. “As orientações e o diálogo estabelecido com os jovens certamente florescerão, e colheremos bons frutos no trânsito sul-chapadense”, avaliou a coordenadora.
DESACELERE. SEU BEM MAIOR É A VIDA.