Nesta terça-feira, 29 de abril, a APAE de Chapadão do Sul preparou um dia especial para receber visitantes, e encerrar o mês de conscientização sobre o autismo.
Segundo a Coordenadora Pedagógica da APAE Chapadão do Sul, Professora Eniana Faria Lisboa Fernandes, anualmente a entidade realiza visitas pela cidade, em programação especial para conscientização sobre o autismo, mas neste ano, decidiram receber visitantes para vivenciarem o atendimento a seus alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A APAE de Chapadão do Sul preparou salas temáticas que foram apresentadas aos visitantes. São ambientes preparados com som alto, com iluminação excessiva, sensorial que incomoda, com simulação de equoterapia, para o visitante vivenciar a experiência dos autistas.
Aos visitantes que levaram suas crianças, a APAE preparou um ambiente especial, enquanto os pais ou responsáveis visitassem as salas e as demais dependências da escola.
A Prefeitura de Figueirão conduziu servidores durante todo o dia, para conhecerem e tomarem mais conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o atendimento aos portadores de autismo.
Visitaram a APAE Chapadão, os servidores da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação de Figueirão: Flávio (Chefe do Transporte Escolar), Rosangela (Coordenadora da Escola Municipal), Sandro (Psicólogo), Eliete (Diretora da Creche Municipal), Dayane (Fisioterapeuta), Michelli (Conselheira Tutelar) e Vicente (Contador da Prefeitura).
Durante o encontro, os participantes puderam conhecer de perto a estrutura da instituição, visitar todas as salas e acompanhar o trabalho desenvolvido com os alunos atendidos pela APAE. “A iniciativa proporcionou um importante momento de troca de experiências, ampliando o conhecimento dos profissionais para aplicação no contexto local, especialmente no atendimento a crianças com TEA em Figueirão”, disseram os visitantes de Figueirão.