Como parte das comemorações pelos 45 anos de emancipação político-administrativa, a Prefeitura de Costa Rica anunciou um importante investimento na área da saúde. A cidade vai ganhar uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), com investimento total estimado em R$ 4.945.820.
De acordo com o prefeito, delegado Cleverson Alves dos Santos, a obra representa o compromisso da gestão municipal com a qualidade de vida da população. “Estamos construindo não apenas uma UBS, mas um símbolo de equidade. Em nossos 45 anos de história, reafirmamos que saúde pública de qualidade é direito de todos. Esta unidade será um espaço de acolhimento, tecnologia e cidadania”, afirmou o prefeito.
A nova UBS será construída dentro das diretrizes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2023-2026) e da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), em uma área de 871,24 m². O projeto prevê um espaço inclusivo e adaptado para pessoas com deficiência, além de ambientes modernos e climatizados.
Entre as facilidades previstas estão salas multiuso para consultas, vacinação e práticas integrativas, espaços para atividades de educação em saúde, além de serviços de Telessaúde e apoio farmacêutico integrado. A nova unidade será a porta de entrada prioritária do Sistema Único de Saúde (SUS) no município, fortalecendo a atenção primária com atendimento humanizado desde a prevenção até o encaminhamento para especialidades.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Rayckson Lemos Santos, a nova UBS é estratégica para a cidade. “Esta unidade não apenas ampliará, mas também elevará a qualidade dos nossos serviços de saúde, proporcionando à população um ambiente moderno, acolhedor e bem equipado. Com isso, poderemos atender às necessidades da comunidade com ainda mais conforto e eficiência”, destacou.
O projeto segue todas as orientações do Ministério da Saúde e terá capacidade para atender até 12 mil pessoas, com equipes multiprofissionais, ações de vigilância sanitária e promoção da saúde. Entre os serviços oferecidos, também estarão práticas integrativas, como fitoterapia e meditação.
A nova UBS se soma a outras conquistas recentes da administração municipal, como a ampliação da Estratégia Saúde da Família (ESF) na Vila Vale do Amanhecer, com investimento de R$ 472 mil, e a construção da Policlínica Municipal, que já apresenta avanço significativo.
Com essa iniciativa, Costa Rica reforça seu compromisso com o desenvolvimento e a promoção da saúde pública como um direito fundamental, levando atendimento de qualidade e mais acessível à sua população.