O tempo está se esgotando para milhares de eleitores de Mato Grosso do Sul que estão em situação irregular com a Justiça Eleitoral. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 90 mil pessoas no estado podem ter o título de eleitor cancelado caso não tomem providências até o dia 19 de maio, segunda-feira.
O cancelamento atinge quem deixou de votar em três turnos seguidos e não apresentou justificativa nem quitou a multa eleitoral. Quem se enquadra nesse perfil deve correr contra o relógio para resolver a pendência e evitar uma série de complicações.
Além da suspensão do direito ao voto, o título irregular pode trazer entraves burocráticos: o cidadão pode ficar impedido de obter passaporte, se matricular em universidades públicas, assumir cargos em concursos ou receber benefícios sociais do governo.
Para facilitar a vida do eleitor, a regularização pode ser feita sem sair de casa, por meio do site do TSE ou pelo aplicativo e-Título, disponível para smartphones. Também é possível procurar atendimento nos cartórios eleitorais, que estão preparados para orientar sobre o processo.
A recomendação da Justiça Eleitoral é clara: não deixe para a última hora. A regularização é simples, gratuita e garante que o cidadão continue exercendo seus direitos civis e políticos.
Como regularizar:
Acesse: www.tse.jus.br
Baixe o app e-Título (Android e iOS)
Ou vá até o cartório eleitoral mais próximo